terça-feira, 4 de maio de 2010

Raízes - Exposição no SESC de São José dos Campos

RAÍZES - "Este projeto é sobre deslocamentos e lar… sobre a busca por um lugar seguro, um espaço próprio ao qual pertencer em meio a um incessante movimento de cruzar fronteiras visíveis e invisíveis… Normalmente assume-se que o sentimento de pertença gera estabilidade. Mas como transformar um lugar em lar quando seu lar é destruído? Como definir uma identidade em movimento? Quão visíveis são as cicatrizes deixadas pelas partidas?"

Árvore seca e vestidos
Raízes portáteis ou galhos expandidos? Terra ou sangue? Como carregar esse "eu" nômade? Nesta era de mobilidade transnacional, de geografias complexas, de novos paradigmas de pertencimento, será que a ideia de plantar raízes ainda está enraizada na terra?
A exposição da arte visual "RAÍZES" está a mostra no SESC de São José dos Campos. A foto que captei retrata o espelho do projeto que leva o nome que traduz o verdadeiro âmago de intenção da artista Marie Ange Bordas.
Com o sugestivo nome "desLocaMentos" o projeto multidiciplinar traduz a experiência de refugiados por meio da realização de autênticas oficinas artísticas, do resgate de relatos orais e da criação de exposições dentro e no seio das comunidades de países da África e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário