terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Conclusão do Programa Trilhas de São Paulo

Concluí o Passaporte Trilhas de São Paulo!

Trilhas de São Paulo. Elas são o instrumento para vivenciar a experiência de convívio com a natureza e apreciar algumas das paisagens que os colonizadores europeus se depararam quando aqui aportaram há mais de 5 séculos.
As Trilhas de São Paulo percorrem 19 Unidades de Conservação do Estado de São Paulo, e caminhando por elas o visitante tem contato com parte significativa da biodiversidade e dos diferentes ambientes e paisagens que caracterizam a mata atlântica no estado.
São 200 km de trilhas mapeadas em um caderno de bolso, similar a um passaporte, com informações dos parques, mapas e rotas. No passaporte, há espaço para carimbar cada trilha percorrida e o ecoturista é premiado a cada etapa conquistada.
O visitante pode conhecer um pouco dos ambientes marinhos, percorre corredeiras em rios serpenteando pela mata, trilha os mesmos caminhos dos tropeiros que levavam mantimentos e escravos para as minas de ouro e conhece árvores gigantescas, que já eram antigas quando os bandeirantes abriram as primeiras trilhas em direção ao interior.

Passaporte

O Passaporte é um livreto de bolso no qual o trilheiro pode encontrar informações sobre as 40 trilhas que participam do programa Trilhas de São Paulo e as 19 Unidades de Conservação onde elas estão localizadas. Além de orientações sobre a trilha, como chegar ao local e agendar o passeio, o passaporte traz dados que incluem mapas, atrativos e informações sobre a estrutura do local.
Sempre que fizer uma das trilhas do Programa, o visitante ganha um carimbo na página referente àquela trilha. A cada nível de dificuldade que for sendo completado, o trilheiro ganha brindes do Programa Trilhas de São Paulo. Assim, o passaporte é muito mais que um livreto de turismo, é uma verdadeira lembrança para quem deseja desfrutar desta experiência inesquecível.
Antes, era possível adquirir o Passaporte no Núcleo de Negócios e Parcerias para a Sustentabilidade na sede da Fundação Florestal, nas Unidades de Conservação integrantes do Programa e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, porém, o passaporte deixou de ser vendido, mas quem adquiriu, pode até o presente, seguir o Programa.

Minhas Trilhas
Segue abaixo minha catalogação de fotos em conformidade com cada trilha que fiz:
Nível de Dificuldade: Baixo

Nível de Dificuldade: Médio

Nível de Dificuldade: Alto