RAÍZES - "Este projeto é sobre deslocamentos e lar… sobre a busca por um lugar seguro, um espaço próprio ao qual pertencer em meio a um incessante movimento de cruzar fronteiras visíveis e invisíveis… Normalmente assume-se que o sentimento de pertença gera estabilidade. Mas como transformar um lugar em lar quando seu lar é destruído? Como definir uma identidade em movimento? Quão visíveis são as cicatrizes deixadas pelas partidas?"
Raízes portáteis ou galhos expandidos? Terra ou sangue? Como carregar esse "eu" nômade? Nesta era de mobilidade transnacional, de geografias complexas, de novos paradigmas de pertencimento, será que a ideia de plantar raízes ainda está enraizada na terra?
A exposição da arte visual "RAÍZES" está a mostra no SESC de São José dos Campos. A foto que captei retrata o espelho do projeto que leva o nome que traduz o verdadeiro âmago de intenção da artista Marie Ange Bordas.
Com o sugestivo nome "desLocaMentos" o projeto multidiciplinar traduz a experiência de refugiados por meio da realização de autênticas oficinas artísticas, do resgate de relatos orais e da criação de exposições dentro e no seio das comunidades de países da África e Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário